Acentuação Gráfica Sem Complicações

acentuacao

Um dos temas que percebemos maiores dificuldades na língua portuguesa tem sido a acentuação gráfica. A importância se justifica, primeiramente, pela necessidade de qualidade na escrita. O percentual de tal qualidade apresenta-se muito baixo, uma vez que passamos na escola cerca de 11 anos (ensino fundamental e médio) estudando português e mesmo assim poucos saem dos bancos escolares preparados para redigir um bom texto, ou até mesmo escrever e falar corretamente expressões do dia a dia. Neste curso, vamos conhecer as regras básicas e especiais de acentuação gráfica, com suas peculiaridades, a fim de auxiliar no entrosamento com a nossa língua materna, a tão querida língua portuguesa.

Carga Horária

12 horas

Conteúdo programático do curso

1. origem dos principais acentos e símbolos do português
2. Regras de Divisão Silábica
2.1 Regras dos Ditongos, Tritongos e Hiatos
2.2.Regra dos prefixos terminados em R ou S
2.3 Regra do prefixo “sub”
2.4 Regra dos encontros vocálicos
2.5.Regras dos Encontros consonantais e Dígrafos
2.6. Exercícios de fixação
DICA DO MÓDULO – O uso da (in)correto da palavra “mesmo”
3. Gráfico e acento tônico – marcas distintivas
3.1. Identificando a sílaba tônica I
3.2. Identificando a sílaba tônica II
3.3. vídeo interativo/explicativo
3.4. Conhecendo os acentos gráficos
3.4.1. agudo
3.4.2. circunflexo
3.4.3. til (~)
3.4.4. grave
3.5. Exercícios de fixação
DICA DO MÓDULO – Alguns dos erros mais comuns em língua portuguesa
4. Regras Gerais de acentuação gráfica
4.1. Regra das monossílabas
4.1.1 monossílabas tônicas
4.1.2. monossílabas átonas
4.1.3 monossílabas que levam acento gráfico
4.2. Regra das oxítonas
4.2.1. vocabulário – lista de palavras oxítonas
4.3. Regra das paroxítonas
4.3.1. Regras gerais
4.3.2. Regras dos ditongos abertos
4.3.3. vocabulário – lista de palavras paroxítonas
4.4. Regra das proparoxítonas
4.4.1. vocabulário – lista de palavras proparoxítonas
4.5. Exercícios de fixação
DICA DO MÓDULO – Alguns dos erros mais comuns em língua portuguesa II
5. Acentuação Gráfica – Casos Especiais
5.1. Regra dos ditongos abertos
5.1.1. nas oxítonas
5.1.2 mas monossílabos tônicos
5.1.3. nas paroxítonas
5.1.4. vídeo interativo/explicativo
5.2. Regra do I e U tônicos
5.2.1. vídeo interativo/explicativo
5.3. Verbos ter e vir
5.3.1. vídeo interativo/explicativo
5.4. Regra dos acentos diferenciais
5.4.1. por/pôr
5.4.2. pode/pôde
5.4.3. trema
5.4.4. Palavras que causam dúvida quanto à sílaba tônica
5.4.4.1. são oxítonas
5.4.4.2. são paroxítonas
5.4.4.3. são proparoxítonas
5.4.4.4. palavras que tem dupla prosódia
5.5. palavras que mudam seu significado com o emprego do acento
5.6. DICA DO MÓDULO – Em vez de ou ao invés de?
5.7. Exercícios de fixação
6. Acento Grave – CRASE
6.1. Casos permitidos
6.1.1. preposição a + artigo a(s)
6.1.2. Antes de locuções femininas
6.1.3. com pronome demonstrativo (aquele/aquela/aquilo)
6.2. Casos proibidos
6.2.1. Antes de palavras masculinas
6.2.2. Antes de palavras no plural
6.2.3. Antes de pronome de tratamento
6.2.4. expressões com palavras repetidas
6.2.5. Antes de verbos
6.2.6. Antes de ela, esta e essa
6.2.7. Antes do artigo indefinido uma
6.2.8. Antes dos pronomes indefinidos que não admitem artigo
6.3. Casos Facultativos
6.3.1. Antes de nomes de mulheres
6.3.2. Antes de pronomes possessivos adjetivos
6.3.3. Depois da expressão até
6.4. Casos especiais
6.4.1. Antes de nomes de lugares
6.4.2. Antes da palavra casa
6.4.3. Antes da palavra terra
6.4.4. Antes da palavra distância
6.5. Paralelismo
6.6 Exercícios de fixação
Conclusão de modulo

Cassia Lissani De Deus

Acadêmica de Direito da UNOESC; Cursado até a 6ª fase de Letras pela Universidade Federal de Santa Catarina; Graduada em Tecnologia em Gestão Pública; Inglês e Espanhol fluentes; Técnica Judiciária Auxiliar no Tribunal de Justiça de Santa Catarina


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