Carga Horária
26 horas
Aula 1
Primeiros passos
Nesta aula o aluno irá conhecer a interface da Game engine do Blender. Aprenderá os conceitos básicos para a criação de um jogo e iniciará a criação de um cenário.
Aula 2
Criando cenário
Nesta aula o aluno irá conhecer os procedimentos para se mapear um objeto 3D. Irá tratar o dimensionamento das faces de um objeto e sua relação com a camada de textura. Conhecerá o editor de texturas do Blender e aplicará o mapeamento de imagens sobre o cenário construído.
Aula 3
Transparência e materiais
Nesta aula o aluno irá aprimorar seus conhecimentos no mapeamento de objetos 3D. Aprenderá a tratar texturas que possuem elementos de transparência e a utilizar addons de importação.
Aula 4
Mapeamento um objeto complexo
Nesta aula o aluno irá aprender a preparar um objeto 3D para um mapeamento complexo.
Aula 5
Armature e rigging (estruturas de animação)
Nesta aula o aluno irá aprender o que é e como criar uma estrutura de animação para um personagem humanoide. Irá entender o que é Rigging e aprender a utilizar o Rigify. Além disso, o aluno irá aprender a preparar controles personalizados para facilitar o processo de animação.
Aula 6
Criando uma animação
Nesta atividade prática o aluno deverá abrir o arquivo do personagem criado na atividade anterior e, utilizando as técnicas de animação demonstradas durante a aula, criar uma animação simples.
Aula 7
Importando personagem e configurando dinâmica.
Nesta aula o aluno irá aprender a importar um personagem pronto para o seu ambiente de jogo. Irá aprender os conceitos física e como incorporar a dinâmica essencial de um jogo ao seu personagem.
Aula 8
Criando lógica e comandos de ação
Nesta aula o aluno irá aprender como trabalhar com a lógica do Blender Game Engine. Irá conhecer os tipos de sensores e atuadores disponíveis no painel Game Logic e atribuir a lógica aos controles do personagem do game.
Aula 9
Criando objetos de interação
Nesta aula o aluno irá aprender a criar um novo objeto e inserir um recurso lógico para criar uma animação do tipo rotação no mesmo.
Aula 10
Criando um contador
Nesta aula o aluno irá aprender a criar um contador ao jogo. Aprenderá também a posicionar esse contador junto da câmera do jogo, de forma que ele esteja sempre visível e continue somando os pontos do personagem.
Aula 11
Configurando camêra e ajustando cenário
Nesta aula o aluno irá aprender a configurar a camera do jogo. Além disso irá adicionar alguns detalhes importantes para o cenário.
Aula 12
Criando menu e telas de interação
Nesta aula o aluno aprenderá a tela inicialização e de finalização do jogo. Além disso, aprenderá também a fazer as lógicas que envolvem o objeto do jogo.
Aula 13
Finalizando o game para distribuição
Nesta aula o aluno aprenderá a criar uma sequência lógica para determinar a vitória e conclusão do evento de jogo. Aprenderá também a finalizar um projeto e exportá-lo como um arquivo executável.